sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Noriel Vilela - Sambarock da umbanda


Quando escutei Noriel pela primeira vez imaginei que seria mais uma revelação da música, tipo seu jorge e tal.Acontece que o cara começou sua carreira nos anos 50 e morreu no fim dos anos 60
saca a biografida dele tirada da wikipedia:

"Noriel Vilela fez carreira como integrante do grupo vocal de samba Cantores de Ébano, que teve relativo sucesso nos anos 1950. Vilela também lançou o álbum-solo Eis o Ôme em 1968. Por essa época, Vilela morreu repentinamente e o Cantores de Ébano se desfez por algum tempo, até que se encontrasse um substituto à altura para o cantor.

A voz do cantor é um baixo profundo com uma dicção única no samba. Seu segundo álbum Eis o Ôme é uma sucessão de faixas de sambalanço com forte tempero afro, não apenas na sonoridade, como também na temática, voltada para a umbanda.

Um dos grandes sucessos de Vilela foi a canção "Dezesseis Toneladas", uma versão para o português de um clássico norte-americano do pop-country-folk dos anos 1940, "Sixteen Tons", de Ernie Ford e Merle Travis. A banda paulista Funk Como Le Gusta regravou a versão de Vilela, tentando até mesmo reproduzir sua voz grave, no álbum Roda de Funk."

LINK ATUALIZADO
Noriel Vilela - Eis o ôme

1 Comentários:

Blogger Walter Carneiro disse...

..esse também tá inválido.
uma pena!

14 de maio de 2009 às 07:26  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial